6 de julho de 2009

A parábola das sementes - Parte 1

Como conhecer a Deus? (Romanos 10:14,15)
Qual atitude tomar ao receber esse conhecimento? (Deuteronômio 11:26)
Como continuar a aproximar-se de Deus e não regredir? (2 Pedro 3:18)

Gostaria de compartilhar com todos o que Deus tem colocado em minha mente à respeito de um dos mais profundos ensinamentos de Jesus em forma de parábola, considerando a aplicação da Palavra de Deus em nossas vidas, procurando responder às questões acima, somente de acordo com o que está escrito.

Para quem não está acostumado, parábola é uma estória de tema cotidiano onde os seus elementos apontam para uma realidade maior. É como uma metáfora ampliada.

Cada dia avançarei um trecho da parábola, em sequência, então os que quiserem acompanhar, peço que leiam com atenção, não pulando nenhuma parte. Não é que eu seja um bom escritor, até porque a Palavra de Deus fala por si só, mas por causa da advertência de Jesus, sobre os que “olham e não enxergam; escutam e não ouvem, nem entendem” (Mateus 13:13), justamente depois de contar esta parábola.

Meu desejo e oração é que todos sejam edificados e, se por acaso, o significado da Palavra está encoberto para alguém, que os seus olhos espirituais possam ser abertos.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Notas
A parábola pode ser acompanhada, paralelamente, em três evangelhos (Mateus 13:3-8; Marcos 4:3-8; e Lucas 8:5-8), assim como as respectivas explicações (Mateus 13:18-23; Marcos 4:14-20; e Lucas 8:11-15).

Para quem não conhece esta passagem, aconselho a sua leitura pelo menos num dos três locais citados acima.

Os trechos em vermelhos são de quando Jesus está contando a parábola. Paralelamente, colocarei os trechos em verde, onde o próprio Senhor explica a mesma.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

A parábola das sementes

“Jesus usou parábolas para ensinar muitas coisas.” (Mateus 13:3 – parte A)

A citação de palavras, como o próprio Cristo explicou, tinha como objetivo revelar uma grande verdade aos simples e encobrir esta mesma verdade dos que não tinham fé. Portanto, devemos ser sempre humildes e sinceros diante de Deus para que consigamos entender verdadeiramente o que Ele tem a nos ensinar.

“Escutem! Certo homem saiu para semear.” (Mateus 13:3 – parte B)

“O que essa parábola quer dizer é o seguinte: a semente é a mensagem de Deus.” (Lucas 8:11)

A primeira lição que aprendemos com a parábola é: a Mensagem de Deus é como uma semente plantada em nosso coração e não um conjunto de regras ou ensinos de homens que nós possamos manipular ou moldar à nossa vontade, mas algo vivo que precisamos cuidar e regar diretamente com a água viva, Jesus Cristo.

A mensagem que Jesus pregava era sobre a chegada do reino dos céus, o arrependimento e a fé no nome Dele, enfim, a Salvação. Assim, entende-se claramente que essa salvação vêm apenas por meio do cultivo da semente que um dia alguém, usado por Deus, plantou em nosso coração.

E temos respondida a primeira questão levantada a princípio: conhecemos a Deus porque alguém, direta ou indiretamente, um dia plantou essa semente em nosso coração!

Somente devemos atentar para o fato de que a semente que nós devemos guardar com todo o cuidado é a Mensagem de Deus e não vale outra coisa!

A Bíblia faz menção a outras coisas que podem ser plantadas em nosso coração, tais como:
  • Inveja, amargura e egoísmo (Tiago 3:13,14);
  • Raízes de amargura (Hebreus 12:15 – Versão Almeida);
  • Planta amarga que possui veneno (Hebreus 12:15 – Versão na Linguagem de Hoje); ou
  • A própria semente de satanás, o inimigo (cf. Mateus 13:25).

Que Deus abençoe a todos!

Nenhum comentário: