10 de julho de 2009

A parábola das sementes - Parte 4 - As sementes sufocadas pelos espinhos

“Outras sementes caíram no meio de espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Por isso nada produziram.” (Marcos 4:7)

“Ainda outras são parecidas com as sementes que foram semeadas no meio dos espinhos. Elas ouvem a mensagem,
mas, quando aparecem as preocupações deste mundo, a ilusão das riquezas e outras ambições, estas coisas sufocam a mensagem, e ela não produz frutos.” (Marcos 4:18,19)

“As sementes que caíram no meio dos espinhos são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida aumentam e sufocam essas pessoas. Por isso os frutos que elas produzem nunca amadurecem.” (Lucas 8:14)

Outras pessoas ainda vão um passo à frente, comparadas com as sementes sem raízes. Elas suportam as perseguições e firmam-se ao solo pela Palavra.

Entretanto, entendemos pela Escritura que não basta começar a caminhada com Cristo e sufocar no meio dela, é preciso ser fiel, e fiel até a morte!

Aos que conseguirem a vitória e continuarem a fazer até o fim a minha vontade eu darei a mesma autoridade que recebi do meu Pai: autoridade sobre as nações para governá-las com uma barra de ferro e quebrá-las em pedaços como se fossem potes de barro. Eu lhes darei a estrela da manhã.” (Apocalipse 2:28)

Jesus é bem claro: os espinhos não são provações, dificuldades, ciladas do Diabo (isso tudo estava nos versos anteriores da parábola, são coisas menores!), mas o verdadeiro problema está em nossas inclinações carnais.

“Preocupações deste mundo”, “ilusão das riquezas” e “outras ambições”. Não é exatamente isso o que mais tem afastado as pessoas de Deus? Até quando ligamos a TV em programas “cristãos”, a grande maioria prega o materialismo! (E a maioria gosta disso)

No entanto, nossa avareza e ambição, algo que hoje é valorizado num profissional, são justamente nossos piores inimigos. Elas nos levam a colocar o Senhor em segundo plano. Alguns chegam ao ridículo de tentar controlar o próprio Deus a fim de adquirir bens, riquezas e outras vantagens!

Quanto a isso, ouçam o profeta Sofonias: “Está chegando o dia em que o SENHOR Deus vai julgar o seu povo. Portanto, calem-se todos na sua presença!” (Sofonias 1:7)

E as preocupações cotidianas? É um pouco mais sutil, mas o simples fato de não confiarmos em Deus para suprir as nossas necessidades é algo que pode nos afastar Dele! Esta é uma conseqüência de amarmos mais as coisas do mundo do que o Criador!

Quantas pessoas não trocam Deus por comida, bebida, paixão, dinheiro, preguiça, tempo, gosto, etc.? Talvez seja difícil entender isso, mas é fácil colocarmos qualquer obstáculo para servirmos a Deus: “não posso ir a Igreja porque não tenho tempo”, “não me enquadro em nenhuma denominação”, “não irei me batizar porque um familiar não concorda”, “não entendo a Bíblia”, “não consigo/quero abandonar meu vício”, “não dá pra ser honesto nas finanças ou irei passar fome”, “vou dedicar-me à carreira e no futuro servirei a Deus”, ”sou muito jovem, não preciso me arrepender dos pecados, vou aproveitar bastante a vida primeiro e depois irei até Deus”, etc.

Todos corremos o risco de parar de olhar para Deus e focarmos em qualquer outra coisa! É por isso que muitos são sufocados pelos espinhos. Precisamos vigiar para que não aconteça conosco! Não podemos deixar os espinhos crescerem em nossa vida!

Mas por que isso acontece? Como evitar isso? Havia uma comunidade que sofria com esse problema, e Paulo nos dá uma pista:

“Como é que vocês podem ter tão pouco juízo? Vocês começaram a sua vida cristã pelo poder do Espírito de Deus e agora querem ir até o fim pelas suas próprias forças?” (Gálatas 3:3)

Quando agimos pelas nossas forças ao invés de andar sob a unção do Espírito Santo de Deus, falhamos! Não conseguimos ir até o fim! Cansamos das bênçãos espirituais e começamos a desejar apenas as materiais!

Mas cuidado, não pensemos que já não estamos sufocados porque frequentamos algum culto, lemos algum salmo ou agimos como sempre agimos. Jesus não disse que os sufocados se desviariam, mas sim que não produziriam frutos!

Cada um analise a si mesmo: “tenho produzido frutos para Deus? Frutos de verdade, justiça, amor, filhos espirituais” (Gálatas 5:22,23)

Por mais religioso que o homem seja, Jesus disse que “toda árvore que não dá frutas boas será cortada e jogada no fogo.” (Mateus 3:10)

A Bíblia diz que os crentes em Cristo são habitação do Espírito Santo! Isso é maravilhoso, mas busquemos a Deus e nos embriaguemos do Espírito para verdadeiramente sermos mais do que vencedores!

Nenhum comentário: