7 de julho de 2009

A parábola das sementes - Parte 2 - As sementes na beira do caminho

“quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, onde foram pisadas pelas pessoas e comidas pelos passarinhos.” (Lucas 8:5)

“As sementes que caíram na beira do caminho são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém o Diabo chega e tira a mensagem do coração delas para que não creiam e não sejam salvas.” (Lucas 8:11)

“As pessoas que ouvem a mensagem do Reino, mas não a entendem, são como as sementes que foram semeadas na beira do caminho. O Maligno vem e tira o que foi semeado no coração delas.” (Mateus 13:18)

Antes de mais nada, aprendemos que nossa mente e coração são como um sólo de plantio. A salvação anunciada por Deus precisa, de alguma forma, achar lugar para crescer em nós.

De encontro com a segunda questão levantada a princípio, o que não devemos fazer é deixar essa semente ir para fora do caminho, onde a terra não está preparada, assim como não devemos deixar que o inimigo de nossas almas roube essa semente de nós, seja através de pensamentos de dúvida, de conselhos de incrédulos e assim por diante.

Se estamos distantes de Deus, talvez seja porque colocamos a semente Dele num local de pouquíssima importância ou desprotegido, fácil de ser esquecido e roubado.

Outro grande perigo, principalmente no início de nossa caminhada, é não dar a prioridade necessário ao nosso Criador e Salvador: o primeiro lugar em nossas vidas. Quando fazemos isso, por exemplo, não seguindo o conselho de meditar na lei do senhor de dia e de noite (cf. Salmo 1) ou sendo ouvintes desatentos (cf. Tiago 1:22,23), nos esquecemos dos sábios conselhos de Cristo e não conseguimos entender a mensagem de Deus completamente, o que leva, cedo ou tarde, à uma queda terrível.

Portanto, guarde as Palavras do Senhor no seu coração, como fez o rei Davi, mas não em qualquer lugar, antes encha-se dela, faça dela um parâmetro para reger todas as áreas de sua vida.

"Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti.
Eu te louvo, ó SENHOR Deus! Ensina-me as tuas leis.
Costumo repetir em voz alta todas as ordens que tens dado.
Fico mais alegre em seguir os teus mandamentos do que em ser muito rico.
Estudo as tuas leis e examino os teus ensinamentos.
As tuas leis são o meu prazer; não esqueço a tua palavra." (Salmo 119:11-14)

Não nos esqueçamos, nós devemos nos adequar à Palavra de Deus, e não o contrário, distorcendo-a conforme a nossa vontade, e se não nos adequarmos, um dia teremos que prestar contas de tudo o quanto fizemos e sermos julgados por essa mesma Palavra!!!

“Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas.
Não há nada que se possa esconder de Deus. Em toda a criação, tudo está descoberto e aberto diante dos seus olhos, e é a ele que todos nós teremos de prestar contas.” (Hebreus 4:12,13)

Nenhum comentário: