8 de julho de 2009

A parábola das sementes - Parte 3 - As sementes sem raízes

“Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda.
Mas, quando o sol apareceu, queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes.” (Mateus 13:5,6)

“...[a] as plantas secaram porque não havia umidade.” (Lucas 8:6)

“As sementes que foram semeadas onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a aceitam logo com alegria,
mas duram pouco porque não têm raiz. E, quando por causa da mensagem chegam os sofrimentos e as perseguições, elas logo abandonam a sua fé.” (Mateus 13:20,21)

“...quando chega a tentação, abandonam tudo.” (Lucas 8:13)

Diferente do primeiro tipo de semente, algumas chegam a crescer mas não duram muito. Assim são algumas pessoas.

A mensagem de Deus é realmente uma mensagem de alegria para quem a aceita, pois esta pessoa passou da morte para a vida (João 5:24), do pecado para a justiça, sendo uma nova pessoa!

Entretanto, o sol e a falta de umidade são metáforas das perseguições e da falta de cuidado em guardar a Palavra, deixando-se enganar pelas tentações.

Será que temos deixado que colegas, amigos, familiares íntimos ou até inimigos nos afastem do Criador? A quem temos de servir ou prestar contas, a Deus ou aos homens?

Por outro lado, o problema pode estar em nós! Estamos regando a semente plantada em nós com a Água Viva? Ou estamos deixando-a morrer no sol e na falta de umidade?

A verdade é que se não nos dedicarmos a Deus e o buscarmos em oração, adoração e leitura de Sua Palavra é inevitável que as circunstâncias nos afastem de Dele.

“Vigiem e orem para que não sejam tentados. É fácil querer resistir à tentação; o difícil mesmo é conseguir.” (Mateus 26:41)

Também é inevitável que haja pressões contra nossa decisão em seguir fielmente a Cristo, pois o próprio Jesus afirmou isso.

“Jesus continuou: — Se o mundo odeia vocês, lembrem que ele me odiou primeiro.
Se vocês fossem do mundo, o mundo os amaria por vocês serem dele. Mas eu os escolhi entre as pessoas do mundo, e vocês não são mais dele. Por isso o mundo odeia vocês.” (João 15:18,19)

Mas a questão mais importante de tudo é: de que lado estamos? Só há dois lados para escolhermos!

“Chegou a hora de este mundo ser julgado, e aquele que manda nele será expulso.” (João 12:31)

Nenhum comentário: