11 de julho de 2009

A parábola das sementes - Parte 5 - As sementes em terra boa (conclusão)

“Mas as sementes que caíram em terra boa brotaram, cresceram e produziram na base de trinta, sessenta e até cem grãos por um.” (Marcos 4:8)

E as sementes que caíram em terra boa são aquelas pessoas que ouvem e guardam a mensagem no seu coração bom e obediente; e, porque são fiéis, produzem frutos. (Lucas 8:15)

E existem aquelas pessoas que são como as sementes que foram semeadas em terra boa. Elas ouvem, e aceitam a mensagem, e produzem uma grande colheita: umas, trinta; outras, sessenta; e ainda outras, cem vezes mais do que foi semeado. (Marcos 4:20)

Esta é a conclusão. Me desculpem por escrever tanto, sei que a Bíblia fala por si só e muitos dos textos nem precisavam de comentários, são maravilhosos e profundos! Mas, como dizem alguns pregadores, a mensagem de Deus fala primeiramente ao mensageiro. A verdade é que foi um grande prazer ler e aprender mais sobre a Palavra de Deus. Espero que todos também tenham sido edificados, não pelas minhas palavras, mas pela mensagem que Deus trouxe até cada um!

Não deixe a semente da Palavra de Deus num “cantinho” qualquer de seu coração, antes receba as boas novas com alegria e deixe o Senhor reinar sobre toda sua vida.

Não deixemos a semente queimar e secar com as dificuldades, antes façamos a Palavra de Deus crescer em nós!

Não permitamos que os espinhos de nossas paixões carnais cresçam e sufoquem a nossa fé, mas enchamo-nos do Espírito Santo, que nos dá força para vencer!

Sejamos como a boa terra, que recebe a semente e produs muitos bons frutos!

Ainda que sejamos como a menor semente, podemos produzir muitos frutos para Deus, pois a força vem dele e não de nós mesmos.

Os que entendem essas coisas são privilegiados. Se você entende, não desperdice a graça que Deus lhe deu!

“Jesus continuou, dizendo: — Mas vocês, como são felizes! Pois os seus olhos vêem, e os seus ouvidos ouvem.” (Mateus 13:16)

Muitos ouviram e ouvem as palavras de Cristo, mas não as entendem, pois elas querem a bênção e não o Deus que dá a bênção, querem o pão multiplicado e não aquele que faz a multiplicação, quem o ouro do templo, mas não o Deus do templo, talvez até busquem algo em trechos da Palavra de Deus, mas não desejam o Deus da Palavra! Para essas pessoas, o evangelho é um mistério, uma visão embaçada.

A Bíblia nos deixa uma pergunta: “quem pode nos separar do amor de Deus?” (Romanos 8:35)

É maravilhosa a abrangência da lista de coisas que não podem nos separar Dele! Mas existe um item que não está nesta lista, e devemos tomar muito cuidado com isso. Sabe o que é? Nós mesmos!

Nosso pecado, seja em forma de egoísmo, orgulho ou rebeldia pode enganar nosso coração a ponto de acharmos que não precisamos de Deus, nem de arrependimento pelos pecados cometidos.

Cuidado quando alguém lhe diz: “olhe para dentro de você”.

Sabe porque isso é uma grande afronta para Deus? Porque quando achamos que somos bons demais, ou ainda bons o suficiente, então estamos negando o maior sacrifício de todos: o Filho de Deus deixou a sua Glória e se fez como um de nós, morrendo na cruz em nosso lugar e nos dando salvação eterna por meio da fé.

Há outra parábola contada por Jesus, em que um Rei convidou seus súditos para um banquete em homenagem ao casamento do seu filho (Mateus 22). Da mesma forma, Deus convida as pessoas para o Seu Reino.

Entretanto, alguns preferiram ficar com suas famílias, seus negócios e seus bens. Da mesma forma, muitos preferem as coisas desta vida ao invés de buscar o Doador da Vida.

Aquele Rei mandou então que fossem chamados todos os excluídos, miseráveis, defeituosos e pecadores para o banquete, já que os convidados recusaram. E assim é até o dia de hoje. Quantos homens perigosos, prostitutas, mendigos, desprezados têm sido restaurados pelo evangelho de Cristo e entrado no céu muito mais facilmente do que homens ricos, famosos e poderosos!?

A moral? Os mais rejeitados, humilhados e simples, mas que aceitam o chamado de Deus, entrarão no céu. Mas as pessoas “boas”, que eram até convidados de honra, serão lançadas em trevas!

Como nessa história, Deus aguarda a Igreja para um banquete celestial em comemoração de um casamento! É o casamento da Igreja verdadeiro com seu Noivo, Jesus Cristo!

Aprendamos com Jesus, tenhamos um coração bom e obediente, receptivo à Palavra de Deus, através da força do Espírito Santo!

Nenhum comentário: