3 de março de 2011

O Único capaz de nos satisfazer

Como ser humano eu tenho uma certeza: o que motiva a minha e a sua vida é alguma forma de satisfação.
E existem no mundo inúmeras ofertas para nos trazer satisfação e felicidade ao nosso espírito.

Houve ocasiões onde preenchi o meu tempo assistindo a filmes que me agradavam, lendo livros, saboreando comidas deliciosas, comprando, viajando e outros tipos de prazeres oferecidos. Às vezes isso ainda acontece.

Entretanto, sempre acontece algo interessante após o final do filme, livro, prato, produto, viagem, etc. e acredito que já tenha acontecido com você: o vazio aumenta.
Sempre é necessário algo mais: outro filme, outro livro, outro prato, outro produto, outra viagem... e depois de nos esgotarmos na busca de satisfação por um caminho, quando já estamos cansados, só nos resta buscar em outro tipo, pois o sentimento de estar satisfeito dura muito pouco.

Mas graças ao Deus bondoso eu também aprendi outra coisa: NELE eu posso me satisfazer.

Certa vez (em João 4), Jesus disse a uma mulher que a água comum mata a nossa sede apenas temporariamente e logo estamos sedentos novamente, mas Ele possui uma água viva da qual quem beber jamais voltará a ter sede. Entende a analogia?

Somente Jesus pode satisfazer os anseios mais profundos de nossa alma!

Ele nos criou e é a fonte da vida (João 1), tem paciência quando estamos no caminho errado esperando o dia em que possamos conhecê-lo e sermos amigos dele (Romanos 2)!

O Salmo 63 diz:
Ó Deus, tu és o meu Deus; procuro estar na tua presença. Todo o meu ser deseja estar contigo; eu tenho sede de ti como uma terra cansada, seca e sem água.
Quero ver-te no Templo; quero ver como és poderoso e glorioso.
O teu amor é melhor do que a própria vida, e por isso eu te louvarei.
Enquanto viver, falarei da tua bondade e levantarei as mãos a ti em oração.
As tuas bênçãos são como alimentos gostosos; elas me satisfazem, e por isso canto alegremente canções de louvor a ti.
Quando estou deitado, eu lembro de ti. Penso em ti a noite toda
porque sempre me tens ajudado. Na sombra das tuas asas eu canto de alegria.

Enfim, gostaria de compartilhar um "segredo" que descobri nos meus anos de comunhão com Deus e que Davi, o escritor do Salmo acima já conhecia.

Todos os nossos anseios e insatisfações atuais são como holofotes que apontam para nosso Criador. O fato de ser impossível ao ser humano saciar-se com as coisas terrenas e passageiras (por mais prazeirosas que sejam) aponta justamente para nossa necessidade de comunhão com Deus, de amizade com o Amigo Fiel, Jesus, que vive para sempre.

Sua sede é uma sombra da sede por Deus, de quem a Bíblia diz fluir um rio de águas vivas.
Sua fome é fome da Palavra Viva de Deus. Jesus é o pão da vida.

Se Deus criou o homem à Sua imagem e lhe deu o sexo como um ato de extremo prazer para desfrutar a comunhão de um relacionamento, e considerando que o símbolo na Bíblia da união de Cristo e seu povo é o casamento, e mesmo o sexo é um prazer passageiro, tente imaginar o prazer indescritível de estar unido novamente com o seu Criador e Senhor.

Eu posso afirmar: é possível encontrar a satisfação em Deus. Posso me lembrar das vezes em que estava orando e senti a presença real de Deus.
Nosso erro é pensar que felicidade é ausência de problemas ou consumação de prazer carnal. Não! A Felicidade tem um nome: Jesus.

Quando Ele se revela a nós, ainda que em meio às piores situações da vida, quando tudo parece perdido, quando o sofrimento parece não fazer sentido, só conseguimos dizer uma coisa: "Obrigado, Senhor!"

E, por último, peço que você considere: vale a pena continuar seguindo os prazeres da criação ao invés de procurar o Criador? Por que nós insistimos em nos preocupar tanto com o que é passageiro ao invés de olharmos para o Deus Eterno?


Que Deus nos abençoe a todos para que alcancemos e não nos apartemos dos caminhos de bondade e amor que Ele tem preparado para todos nós.

Nenhum comentário: