28 de agosto de 2007

Ao Espírito Santo


"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem.
E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção."
Efésios 4:29,30

Adoramos e honramos ao Espírito Santo de Deus, que opera a santificação, o consolo e os dons na Igreja do Senhor, o qual é constantemente blasfemado por falsos apóstolos, falsos pastores, falsos profetas e falsos crentes.

"Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca mais terá perdão, mas será réu de pecado eterno." Marcos 3:29

Durante os anos em que temos congregado no meio pentecostal, crendo piamente nas manifestações do amado Espírito de Deus, tenho aprendido valiosas lições a respeito da vida cristã.

"Respondeu-lhe Jesus: Dito está: Não tentarás o Senhor teu Deus." Lucas 4:12

Não devemos desafiar a Deus, nem tentar colocá-lo na parede.
Certa vez, houve uma campanha em nossa congregação com o tema baseado em Jeremias 33:3, totalmente fora de contexto. Entre danças, rodopios, gritos e profetadas, minha noiva e eu fomos praticamente convencidos que se acreditássemos com toda a força em uma oração, Deus tinha a obrigação de respondê-la, de forma grandiosa.
Chegamos quase a nos afastar da igreja, pela grande decepção que tivemos, pois, ao longo da campanha, Deus foi ficando cada vez mais longe de nós. Mas glória a Ele porque não nos permitiu ir pelo caminho largo!
Houve caso onde uma “missionária”, tomada por algum espírito (que deve ser de porco), leu um versículo da Bíblia e permaneceu toda a mensagem cacarejando e uivando.
Enquanto as manifestações carnais e demoníacas multiplicavam-se, a igreja definhava, cheia de profetadas, ora genéricas e sem destinatário, ora de livramentos e bênçãos que não se viam, mensagens ininteligíveis e egocêntricas, que só evidenciavam o quanto o pregador era “poderoso” e “cheio de fé”, enquanto nós, meros mortais, ainda precisávamos aprender muito para alcançar as grandiosas bênçãos de Deus.
Tão atrativa é essa teologia onde recebemos o que quisermos se ao menos tivermos a fé suficiente, que acabamos por sucumbir numa busca decepcionante por aquilo que o Senhor não quer para nós. Deus nos guarde pelo seu poder!

"Pai, se queres afasta de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua." Lucas 22:42
"Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano." Salmo 143:10

Hoje podemos ver o quão superficial é a visão bíblica dessas pessoas, que só conseguem ver a letra morta. Pregando sobre Josué, Gideão, Davi, a glória do segundo templo, a cura do cego, a ressurreição de Lázaro, apenas podem vislumbrar a vitória carnal, visível e momentânea obtida, as palavras de ânimo, ignorando o sentido completo, messiânico e profundo das escrituras que só o Espírito Santo de Deus pode revelar ao crente que medita na Palavra de Deus e tem ouvidos para ouvir. Pior do que isso, tentam se apossar de promessas que não dizem respeito a igreja, dizendo o que Deus não disse, distorcendo textos e contextos para adequar a Palavra de Deus aos desejos materialistas e carnais do coração humano.
Nessas pregações, as sombras do antigo testamento são convertidas em trevas, cegarndoas pessoas do entendimento, em troca de uma soberba santa, onde Deus é um símbolo nacionalista que nos faz vencer, e vencer, e vencer!

"Qualquer que procurar preservar a sua vida, perdê-la-á, e qualquer que a perder, conservá-la-á." Lucas 17:33

Isso quando não deixam Deus de lado para ter fé na própria palavra, a “fé na fé”. “Profetizando bênçãos”, trazem destruição para si mesmos, pois a palavra humana não tem poder em si mesmo, a não ser se dirigida a Deus em orações e súplicas.


Continuaremos relatando mais sobre este assunto em tópicos posteriores, afinal, a experiência com Deus é algo que vai nos acrescentando a cada nova luta, e nova vitória (contra o mal, o pecado e o inferno)!


Em Cristo,
Luiz e Fernanda

3 comentários:

José Ferreira Neto disse...

Pra mim isso é morte!
Se eu estiver num culto e acontecer ou dar a entender que vai acabar nisso eu levanto e vou-me embora. A igreja não é um circo de horrores.

Elaine disse...

Muitas vezes fui embora antes do término do culto porque não suportei continuar vendo esse tipo de coisa. E olha que já tenho visto coisas e suportado coisas nesse segmento... mas houve situações em que se eu não fosse para o meu quarto orar, acabaria "saindo da graça", tamanha era a ira em meu coração por ver tanta estupidez dentro da Casa do Senhor.

Ultimamente está mesmo ficando difícil cultuar o Senhor em unidade com os irmãos, pois os homens estão se corrompendo e transformando os cultos ao Senhor em seções de terapia motivacional.

Deus nos ajude a continuar brilhando no meio das trevas, pois elas estão se instalando até dentro da igreja...

Misericórdia!

Sergio Christino disse...

Sou um crente que não me envolvo com emoções eu vivo da Palavra, pela Palavra para mim existe uma razão para que Deus faça tudo nesta terra. O que eu faço faço pela Palavra conforme nos diz em 1Co 12 e 14, assim eu vivo e creio na Palavra