2 de dezembro de 2009

Espírito, Alma e Corpo

Cada ser humano é composto por um corpo físico, uma alma (mente, intelecto) e um espírito (a essência do homem). Deus criou nosso corpo perfeito (material) do pó da terra e depois soprou a parte espiritual (imaterial), o fôlego de vida.

No Éden, o homem tinha um corpo perfeito, uma mente perfeita e a comunicação direta com o Criador. Entretanto, ao pecar, perdeu sua espiritualidade, sendo afastado da presença de Deus, teve sua alma corrompída pelo pecado, assim como o seu corpo, tendo como salário do pecado a morte física. (Gn 3:17-24)

A partir daí (do pecado), adentraram no mundo as dificuldades, as dores, os crimes, as doenças, a maldade e a morte. Por causa disso, Deus criou leis para o bem dos homens, mas nenhum deles conseguiu cumpri-las totalmente.

Conforme as referências abaixo, entende-se que cada homem será julgado pelos seus atos, mas ninguém será absolvido apenas por tentar praticar o bem.

"E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo" (Hebreus 9:27)
"Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado." (Romanos 3:20)

Mas Jesus, como principal personagem do plano de Redenção do homem, planejado por Deus, morreu na Cruz para nos restaurar à posição original. Disso nós já sabíamo, não é?

Entretanto, como se dá ou se dará a restauração de nosso espírito, alma e corpo, corrompidos como estão? Como podemos andar novamente na presença de Deus? Como nos apresentaremos para Ele no dia de sermos julgados?

Jesus é a Porta e o Caminho para chegarmos ao nosso alvo, mas veremos mais detalhes desse processo na próxima postagem.

Nenhum comentário: